29 de jul. de 2016
Economia de Setor Público ( Aula grátis )
ECONOMIA DO SETOR PUBLICO
• Conceitos acima da linha (calculado pelo Tesouro):
a) Déficit Nominal: Gastos totais –
Receitas total
b) Déficit Primário = Gastos não
financeiros – Receitas não financeiras.
c) Déficit Operacional = Déficit Primário
+ Pagamento de juros reais.
d) Déficit Público de Pleno Emprego. É
dado pela diferença entre gastos e receitas estimados sob a hipótese em que a
economia estivesse operando em níveis normais de desemprego e de utilização da
capacidade produtiva.
Conceitos de déficits e divida pública
• Necessidade de Financiamento do Setor
Publico (NFSP):
Corresponde ao conceito de déficit nominal
apurado pelo critério
“acima da linha”. Refere-se a variação da
DFL entre dois períodos de tempo.
• Necessidade de Financiamento do Setor
Publico no conceito operacional: Exclui das necessidades de financiamento
nominais a correção monetária (efeito inflacionário) que incide sobre a DFL.
Seu correspondente pelo critério “acima da linha” é o déficit operacional.
• Necessidade de Financiamento do Setor
Publico no conceito primário: Exclui das necessidades de financiamento
nominais, o pagamento de juros nominais que incide sobre a DFL. Equivale ao
déficit primário apurado pelo critério “acima da linha”.
Conceitos de déficits e divida pública
• Divida Fiscal Liquida (DFL): E dada pela diferença
entre DLSP e os ajustes (patrimonial e metodológico).
DFL (Dívida Fiscal Liquida)
• Corresponde ao saldo líquido do endividamento do setor
público não-financeiro e do Banco Central com o sistema financeiro (público e
privado), o setor privado não-financeiro e o resto do mundo.
• Entende-se por saldo líquido o balanceamento entre as
dívidas e os créditos do setor público não-financeiro e do Banco Central.
• Deve-se mencionar ainda que, diferentemente de outros
países, o conceito de dívida líquida utilizado no Brasil considera os ativos e
passivos financeiros do Banco Central, incluindo, dessa forma, a base
monetária.
Dívida Líquida do Setor Público (DLSP)
• Corresponde a variações nos saldos da dívida líquida
não consideradas no cálculo do déficit público. Inclui as receitas de privatização
e a incorporação de passivos contingentes (esqueletos).
• Passivos contingentes (esqueletos) correspondem a
dívidas juridicamente reconhecidas pelo Governo, de valor certo, e representativas
de déficits passados não contabilizados (o efeito econômico já ocorreu no
passado).
Ajuste Patrimonial
• O ajuste metodológico, portanto, é uma medida desse diferencial,
pois corresponde à diferença entre a variação da dívida externa líquida
convertida pela taxa de câmbio de final de período e as necessidades de
financiamento externas, convertidas pela taxa média de câmbio.
• Tratamento similar é dispensado à parcela da dívida
mobiliária interna indexada a moeda estrangeira, no cálculo do resultado nominal
sem desvalorização
cambial.
Ajuste Metodológico
• Em função das peculiaridades histórico- institucionais
do Brasil, o conceito de setor público utilizado para mensuração da dívida líquida
e do déficit público é o de setor público não-financeiro
mais Banco Central.
• Consideram-se setor público
não-financeiro as administrações diretas federal, estaduais e municipais, as
administrações indiretas, o sistema público de previdência social e as empresas
estatais não-financeiras federais, estaduais e municipais, além da Itaipu
Binacional.
Setor Público no Brasil
• Incluem-se também no conceito de setor
público não-financeiro os fundos públicos que não possuem característica de intermediários
financeiros, isto é, aqueles cuja fonte de recursos é constituída de
contribuições fiscais ou parafiscais.
• O Banco Central é incluído na apuração
da dívida líquida pelo fato de transferir seu lucro automaticamente para o
Tesouro Nacional, além de ser o agente “arrecadador” do imposto inflacionário.
Setor Público no Brasil
• Para obtenção de indicadores mais
próximos dos padrões internacionais, adota-se o conceito de governo geral, que abrange
as administrações diretas federal, estaduais e municipais, bem como o sistema
público de previdência social.
Governo Geral
• A dívida bruta do governo geral abrange o total dos
débitos de responsabilidade do Governo Federal, dos governos estaduais e dos
governos municipais, junto ao setor privado, ao setor público financeiro, ao Banco Central e ao resto do mundo.
• Os débitos de responsabilidade das empresas estatais
das três esferas de governo não são abrangidos pelo conceito. Os débitos são
considerados pelos valores brutos, sendo as obrigações vinculadas à área externa
convertidas para reais pela taxa de câmbio de final de período (compra).
• Os valores da dívida mobiliária do Governo Federal
(que abrange dívidas securitizadas e carteira de títulos públicos federais no Banco
Central) são calculados com base na posição de carteira,
que não leva em consideração as operações
compromissadas realizadas pelo Banco Central.
Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG)
• Resultado nominal sem desvalorização cambial:
corresponde à variação nominal dos saldos da dívida líquida, deduzidos os ajustes
patrimoniais efetuados no período (privatizações e reconhecimento de dívidas).
Exclui, ainda, o impacto da variação cambial sobre a dívida externa e sobre a
dívida mobiliária interna indexada a moeda estrangeira (ajuste metodológico). Abrange
o componente de atualização monetária da dívida, os juros reais e
o resultado fiscal primário.
• Resultado nominal com desvalorização cambial:
corresponde à variação nominal dos saldos da dívida líquida, deduzidos os ajustes
patrimoniais efetuados no período privatizações e reconhecimento de dívidas).
Exclui, ainda, o impacto da variação
cambial sobre a dívida externa (ajuste
metodológico). Abrange o componente de atualização monetária da dívida, os
juros reais, a
apropriação da variação cambial sobre a
dívida mobiliária interna e o resultado fiscal primário.
NFSP de acordo com o Manual de Finanças do
BC
• Os juros incidentes sobre a dívida líquida dependem do
nível de taxa de juros nominal e do estoque da dívida, que, por sua vez, é
determinado pelo acúmulo de déficits nominais passados.
• Assim, a inclusão dos juros no cálculo do déficit
dificulta a mensuração do efeito da política fiscal executada pelo Governo, motivo
pelo qual se calcula o resultado primário do setor público, que corresponde ao
déficit nominal (NFSP) menos os juros nominais apropriados por competência,
incidentes sobre a dívida pública.
• A parcela dos juros externos e incidentes sobre a
dívida mobiliária vinculada a moeda estrangeira é convertida pela taxa média de
câmbio de compra.
Resultado Primário de com o BC
O cálculo das Necessidades de
Financiamento do Governo Central (NFGC) é baseado em metodologia aceita
internacionalmente pelas principais entidades governamentais e financeiras. Para
se obter o
conceito de resultado primário são
consideradas apenas as receitas:
a) provenientes da privatização.
b) obtidas no mercado financeiro.
c) genuínas.
d) de operações de crédito.
e) decorrentes de aplicação financeira.
1. (AFC/STN/2002)
Aponte a única opção incorreta no que diz
respeito a impostos, déficit público e seus impactos.
a) As despesas do governo e os impostos
afetam o mercado de capitais.
b) Aumentos nos impostos reduzem a renda
disponível.
c) O déficit público reduz a poupança
nacional, provocando alta das taxas de juros reais.
d) Quando o governo gasta mais do que
arrecada, precisa obter empréstimos para financiar seu déficit.
e) O déficit público provoca um aumento do
investimento privado.
2. (AFRF/2003)
A diferença entre a arrecadação tributária
e o gasto público leva a um dos conceitos mais discutidos na economia
brasileira nos últimos anos, que é o déficit público. Identifique a opção
incorreta no que diz respeito a déficit público e finanças públicas.
a) Para evitar distorções causadas pela
inflação, é desejável se utilizar o conceito de déficit operacional do setor
público, onde, do lado da despesa, são excluídos os gastos com correção cambial
e monetária das dívidas interna e externa.
b) O déficit público é equivalente à
diferença entre o valor dos investimentos públicos e a poupança do governo em
conta corrente.
c) Ao financiar o déficit público com a
colocação de títulos junto ao setor privado, o governo aumenta as pressões
inflacionárias do excesso de moeda e expande a dívida interna.
3. (AFRF/2005)
d) O governo pode financiar o déficit
público por meio de emissão de moeda ou via colocação de títulos públicos junto
ao setor privado.
e) O conceito de déficit primário exclui,
além dos pagamentos relativos à correção monetária, as despesas com juros reais
das dívidas interna e externa, refletindo, na prática, a situação das contas
públicas, caso o governo não tivesse dívida.
3. (AFRF/2005)
Segundo a Teoria das Finanças Públicas,
indique a única opção errada no que diz respeito aos conceitos de déficit
público.
a) O conceito de déficit primário mostra, efetivamente, a condução da política fiscal do
governo.
b) Um ponto importante a ser destacado em
relação ao déficit público e seu financiamento é o comportamento da variável
dívida ao longo do tempo.
c) A relevância do conceito de déficit
primário está no fato de separar o esforço fiscal do impacto das variações nas
taxas de juros e câmbio.
d) Uma medida muito utilizada para avaliar
a capacidade de pagamento do setor público é a relação dívida/PIB.
e) Quando se mede o déficit com base na
execução orçamentária, das entidades que o geram, isto é, diretamente das
receitas e das despesas, usa-se o método denominado “acima da linha”.
4. (SEFAZ/ACE/2006)
Com relação a déficit público e dívida
pública, não se pode afirmar que
a) para avaliar o estímulo do governo à
atividade econômica em termos de complementação da demanda privada, há
interesse em se medir o tamanho do déficit público.
b) quando o déficit público é menor que
zero, o governo está fazendo uma política fiscal contracionista.
c) se o déficit público for maior que
zero, o governo estará contribuindo para aumentar a demanda.
d) caso o governo incorra em um déficit, o
gasto que supera a receita deverá ser financiado de alguma forma.
e) quanto menor for o estoque da dívida
pública, maior será o gasto com juros.
5. (AFC/CGU/2006)
Nos últimos anos tem crescido o debate em
torno da atuação do governo na economia, particularmente no Brasil. Com relação
aos conceitos de déficit e dívida pública, não se pode afirmar que:
a) o déficit público é a diferença entre o
investimento público e a poupança do governo em conta corrente.
b) o endividamento do setor público
representa nova categoria de gastos públicos: a rolagem e o pagamento dos
serviços dessa dívida.
c) quanto maior for o estoque da dívida,
maior será o gasto com juros e, conseqüentemente, menor será a diferença entre
carga tributária bruta e líquida.
d) como alternativas de financiamento do
déficit público, podem ser citadas a venda de títulos ao setor privado e a
venda de títulos ao Banco Central.
e) o tamanho do déficit público, em última
instância, dá a participação do governo na atividade econômica em termos de complementação
da demanda privada.
6. (APO/2008)
Com base nos conceitos de setor público,
dívida pública, déficit público utilizados no Brasil, é incorreto afirmar que:
a) o Banco Central é incluído na apuração
da dívida líquida pelo fato de transferir seu lucro automaticamente para o
Tesouro Nacional.
b) considera-se como setor público
não-financeiro as administrações diretas federal, estadual e municipal.
c) no conceito de setor público
não-financeiro, exclui-se o sistema público de previdência social.
d) a dívida líquida do setor público
corresponde ao saldo líquido do endividamento do setor público não-financeiro e
do Banco Central com o sistema financeiro (público e privado), o setor privado
não-financeiro e o resto do mundo.
e) a dívida bruta do governo geral abrange
o total dos débitos de responsabilidade do Governo Federal, dos governos
estaduais e dos governos municipais, junto ao setor privado, ao setor público financeiro,
ao Banco Central e ao resto do mundo.
7. (Gestor/2008)
Considere a seguinte definição:
“A necessidade de financiamento do setor
público – resultado nominal sem desvalorização cambial - corresponde à variação
_________ dos saldos da dívida líquida, _________ os ajustes patrimoniais
efetuados no período (privatizações e reconhecimento de dívidas). _________,
ainda, o
impacto da variação cambial sobre a dívida
externa e sobre a dívida
_________ interna indexada à moeda
estrangeira (ajuste metodológico).
Completam corretamente a definição acima
as seguintes palavras, respectivamente:
a) nominal, incluídos, Inclui, mobiliária
b) real, deduzidos, Inclui, líquida
c) real, deduzidos, Inclui, mobiliária
d) nominal, deduzidos, Exclui, mobiliária
e) nominal, incluídos, Inclui, bruta
8. (Gestor/2008)
Com relação às definições utilizadas na
mensuração do déficit público e da dívida pública no Brasil, é incorreto
afirmar que a) a dívida bruta do governo geral abrange o total dos débitos de responsabilidade
do Governo Federal, dos governos estaduais e dos
governos municipais, junto ao setor
privado, ao setor público financeiro, ao Banco Central e ao resto do mundo.
b) o Banco Central é incluído na apuração
da dívida líquida pelo fato de transferir seu lucro automaticamente para o
Tesouro Nacional.
c) no conceito de setor público utilizado
para a mensuração da dívida líquida do setor público no Brasil, não são
incluídas as administrações indiretas e as empresas estatais municipais.
9. (Gestor/ 2005)
d) a dívida líquida do setor público
corresponde ao saldo líquido do endividamento do setor público não-financeiro e
do Banco Central com o sistema financeiro, o setor privado não-financeiro e o
resto
do mundo.
e) as “Necessidades de Financiamento do
Setor Público – resultado nominal sem desvalorização cambial” correspondem à
variação nominal dos saldos da dívida líquida, deduzidos os ajustes patrimoniais
efetuados no período.
9. (Gestor/2005)
Com base no Manual de Finanças Públicas do
Banco Central do
Brasil, é incorreto afirmar que:
a) a dívida mobiliária, para o governo
central, não inclui os títulos emitidos pelo Tesouro Nacional pertencentes à
carteira do Banco Central.
b) as administrações diretas federais e
estaduais entram no conceito de setor público no Brasil.
c) o conceito de setor público utilizado
para a mensuração da dívida líquida e do déficit público no Brasil é o de setor
público não financeiro mais Banco Central.
d) a dívida mobiliária, para o governo
central, corresponde ao total de títulos públicos federais fora do Banco
Central incluindo, além dos títulos de emissão do Tesouro Nacional, os Títulos
de emissão
do Banco Central.
e) no Brasil, o conceito de setor público
utilizado para a mensuração da dívida líquida e do déficit público não inclui
as empresas estatais não-financeiras federais, estaduais e municipais.
10. (Gestor/ 2005)
Com base no Manual de Finanças Públicas do
Banco Central do Brasil, é incorreto afirmar que:
a) a necessidade de financiamento do setor
público corresponde à variação nominal dos saldos da dívida interna líquida,
mais os fluxos externos efetivos, convertidos para reais pela taxa média de câmbio
de compra.
b) no resultado primário do setor público,
incluem-se os juros nominais incidentes sobre a dívida interna.
c) a dívida líquida corresponde ao saldo
líquido do endividamento
do setor público não-financeiro e do Banco
Central com o sistema financeiro (público e privado), o setor privado não-financeiro
e oresto do mundo.
d) o ajuste patrimonial corresponde a
variações nos saldos da dívida líquida não consideradas no cálculo do déficit
público.
e) no ajuste patrimonial, são incluídas as
receitas de privatização e a incorporação de passivos contingentes
(esqueletos).
11. (Gestor/2005)
Com relação à Dívida Pública, Déficit
Público e Necessidade de Financiamento do Setor Público, identifique a opção
falsa.
a) Uma medida muito utilizada para avaliar
a capacidade de pagamento do setor público é a relação dívida /PIB.
b) A diferença entre as receitas totais e
os gastos totais é chamada de déficit primário, pelo conceito “acima da linha”.
c) O déficit operacional é uma medida
bastante requisitada em períodos de inflação elevada.
d) Os vários conceitos de déficit público
podem ser apurados por dois critérios: o de competência e o de caixa.
e) No longo prazo, o crescimento da dívida
pública ocupa o espaço que seria destinado à formação de capital (efeito
crowding - out), por meio da redução de investimentos.
12. (APO/SP/2009)
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