29 de out. de 2012

Perfect Style: História da Ginástica Laboral


História da Ginástica Laboral

O trabalho da GL nasceu bem antes da recente ciência sobre ergonomia, alguns empresários e trabalhadores viram-se obrigados a adotar inconscientemente atitudes e pensamentos ergonômicos (LIMA, 2003).

A primeira notícia a respeito da Ginástica Laboral se encontra em uma prochura editada na Polônia, em 1925, onde foi chamada também de Ginástica de Pausa, desti
nada a operários, anos depois surgindo na Polônia e na Rússia (KROEMER & GRANDJEAN, 1997, p. 43).

O primeiro registro de atividades desportivas no âmbito interno de empresas no Brasil ocorreu na fábrica de tecidos Bangu, sediada no Rio de Janeiro, em 1901. Neste ano, os trabalhadores dessa indústria têxtil, de capital e gestão inglesa, já se reuniram em torno de um campo de futebol para praticar o desporto de lazer. No Brasil, durante a década de 1930, reapareceram outros empreendimentos que ofereciam opções do desporto de lazer (LIMA, 2003).

No início dos anos 60, países como Bulgária, Alemanha, Suécia e Bélgica também adotaram a GL. Ainda na década de 60, no Japão, ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade da G.L.C. – Ginástica Laboral Compensatória. Já no Brasil o esforço pioneiro residiu em uma proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas. Tal proposta foi estabelecida pela Escola de Educação de Feevale, em 1973, quando foi elaborado o projeto de Educação Física Compensatória e Recreação, não sendo encontrado posteriormente material de continuidade deste trabalho (KROEMER et al, 1997). Em 1979, a mesma entidade, em convênio com o SESI (Serviço Social da Indústria), elaborou e executou o projeto de GL. Em 1999, a Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul criou o curso que visa preparar alunos e profissionais para esta área de atuação (LIMA, 2003).
Compartilhar:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Apostila para todos Concurso Públicos e Artigos e textos para Sites e Blogs 2016 - contato: superapostilados@gmail.com