13 de abr. de 2012

UFSCar oferece curso para profissionais da saúde


UFSCar oferece curso para profissionais da saúde
Eles são voltados a médicos, enfermeiros e agentes de saúde que lidam com dependentes químicos

 O Núcleo de ETC (Educação, Tecnologia e Cultura) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) promove cursos para profissionais da saúde que lidam diretamente com dependentes químicos, em quatro linhas de atuação. Segundo Marcos Garcia, o desafio é preparar esses trabalhadores antes que trabalhem a campo, de preferência. O projeto, criado pelo Cread (Centro de Referência em Educação e Atenção ao Usuário de Drogas) da região de Sorocaba, oferece treinamento gratuito direcionado a médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e profissionais que atuam no (SUS) Sistema Único de Saúde e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na atenção aos pacientes que fazem uso indevido de drogas. “O projeto faz parte do plano de enfrentamento ao crack do governo federal”, diz o professor. “Não adianta nada ampliar o leque de serviços ao dependente sem profissionais com conhecimentos específicos para lidar com os problemas.
Cursos/ Há cursos para médicos de Unidade de Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde, profissionais que trabalham em hospital geral (overdose e problemas crônicos), aconselhamento motivacional e gerenciamento de casos (rede de atenção) - os instrutores ensinam como formar uma rede de atenção (atendimento habitacional ao usuário de droga desempregado), assistência social ao paciente e sua família. “O desafio é aperfeiçoar as políticas públicas ao atendimento integrado”. diz Garcia. São 300 vagas. 

A ficha de inscrição está disponível no site www.sorocaba.ufscar.br/cread para todos os profissionais de saúde interessados. Os cursos serão ministrados na sede do ETC, em Santa Rosália. 

O Cread de Sorocaba é um dos 49 Centros Regionais apoiados pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, lançado pelo governo federal no final de 2010. Em julho do ano passado, o município lançou o Programa “Entre Nós” - política pública municipal anti-drogas. A estratégia é, basicamente, combater o problema nas comunidades. “É importante a capacitação, para que as pessoas trabalhem com essa população com conhecimento da área”, diz Maria Clara Suarez, coordenadora do programa.

Material didático para todos concursos e estudos em geral sob encomenda com até 30% de desconto.
www.superapostilas.net
Compartilhar:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Apostila para todos Concurso Públicos e Artigos e textos para Sites e Blogs 2016 - contato: superapostilados@gmail.com